Ramos

Ramo Lobinho:


   A Alcateia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visa os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.
   O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcateia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
   A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nas quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.


   O lobinho é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Promessa: 
Prometo fazer o melhor possível para: 
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.



Lei: 
I.O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II.O Lobinho pensa primeiro nos outros.
III.O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV.O Lobinho é limpo e está sempre alegre
V.O Lobinho diz sempre a verdade.

Ramo Escoteiro:



   O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autonomia. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.
   A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens.
   Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor. Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões , acampamentos etc.

Promessa:
Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: 
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira.


Lei:
I.O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
II.O Escoteiro é leal.
III.O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
IV.O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
V.O Escoteiro é cortês.
VI.O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
VII.O Escoteiro é obediente e disciplinado.
VIII.O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
IX.O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
X.O Escoteiro é limpo de corpo e alma.



Ramo Sênior:



   A Tropa Sênior/Guia é voltada aos jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo visa oferecer maiores desafios e fazer com que os jovens adquiram novas habilidades para superar os obstáculos da vida.


   A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.

A Lei e a Promessa são as mesmas do Ramo Escoteiro.


Ramo Pioneiro:



   O Clã Pioneiro é voltado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O lema do pioneiro é SERVIR.
   A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.
   No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram, efetivamente, adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros tem liberdade para programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.
   Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais.

A Lei e a Promessa são as mesmas do Ramo Escoteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário